Universidade Federal de Roraima
Centro de Educação
Departamento de Pedagogia
Curso de Licenciatura em Pedagogia
Disciplina:
Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada a Educação
Professora:
Teresa Kátia Alves de Albuquerque
Componentes: Acd Roberto Guimarães da Silva e
Acd TATIANE MACHADO
SÁ
Introdução
Considerações Finais
Referências
AS TECNOLOGIAS
DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC'S) UTILIZADAS NO POLO BOA VISTA
ENSINO A DISTÂNCIA DO COLÉGIO MILITAR DE MANAUS (PBV-EAD/CMM)
Relatório
Relatório de pesquisa
apresentado ao Centro de Educação do Curso de Pedagogia da
Universidade Federal de Roraima, como requisito parcial para obtenção
de notas da Disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação
Aplicada a Educação – PE 419, sob orientação da professora MSc.
Teresa Kátia Alves de Albuquerque.
INTRODUÇÃO
Este
trabalho tem por finalidade analisar e o uso das tecnologias de
informação e Comunicação no Polo Boa Vista de Ensino a Distância
do Colégio Militar de Manaus, detalhando a forma de funcionamento
das TIC'S no EAD, o seu emprego, o ambiente de trabalho, salas
virtuais, a utilização dos meios de comunicação disponíveis no
Polo. Levando ao leitor, a possibilidade de acessar seus mecanismos,
fluindo o imaginário, no sentido de auxiliar, ampliar e desenvolver,
através das diversas formas de desenvolvimento do trabalho no
PVB-EAD/CMM.
RELATÓRIO
RELATÓRIO
Ao chegar ao
PBV-EAD/CMM fomos muito bem recebidos pelo Major de Artilharia
ROGÉRIO CARDOSO SUPLINO, Coordenador do Polo Boa Vista, o qual nos
explicou o funcionamento do Polo, de uma forma geral. Logo após, o
informamos a finalidade de nossa visita, a qual demonstramos o nosso
interesse em fazer uma pesquisa de campo, sobre a utilização das
TIC'S naquele Polo. Relatamos a forma que gostaríamos de desenvolver
a atividade; Primeiramente, gostaríamos de de entrevistar os
coordenador, professor e alunos, a cerca de que modo cada um utiliza
as ferramentas de comunicação; Posteriormente verificamos em loco,
o acesso e os ambientes em que se localizam os meios tecnológicos da
informação (quanto a sua adequação); e Finalizando, colheríamos
informações sobre a utilização das ferramentas de informação.
Para que
pudéssemos atingir nossos objetivos utilizamos recursos como:
Câmeras fotográficas, livros didáticos, retroprojetores,
computadores e a operação em ambiente virtual.
- ENTREVISTA COM O COORDENADOR DO POLO – MAJOR ROGÉRIO a. Qual é a importância das TIC'S para o Ensino a Distância?R: Aqui no Polo é fundamental a utilização de tecnologias de informação e comunicação, pois os alunos necessitam dentre estas tecnologias, no mínimo de um computador com acesso a Internet, para que possam acessar as “salas de aulas virtuais” e desenvolver seus estudos.
b. Quais as
ferramentas de informação mais utilizadas neste Polo?
R: Nos
utilizamos computadores, tablet's, celulares com acesso a internet.
c. Como os alunos
aprendem a utilizar as Tecnologias de Informação?
R: As
ferramentas que são utilizadas estão no site do EAD, sendo
possível o aprendizado passo a passo, por parte do aluno. Ao serem
matriculados, os alunos recebem um login e uma senha de acesso ao
ambiente virtual, no qual existem diversos link's auto explicativos e
informativos, desde o processo de matrícula até como receber
trabalhos e provas via internet.
d. Existe ainda
alguma TIC, no Polo, ainda não empregada, que o Sr gostaria de
utilizar?
R: Infelizmente
ainda não conseguimos a aquisição para o Polo de telas
interativas, nas quais existem diversas possibilidades de utilização,
sendo uma das principais maneiras de se aplicar aulas interativas,
inclusive teleconferências, o que facilitaria as nossas atividades.
- ENTREVISTA COM O PROFESSOR 3º SGT FEITOSA – HISTÓRIA
a.
Qual o maior interesse dos alunos, em sala de aula, dentre as
tecnologias de informação e comunicação utilizadas neste Polo de
Ensino?
R:
Dentre as mais utilizadas eu destaco o uso do celular com acesso a
internet, pois com os diversos problemas de acesso a Internet, os
celulares dos alunos possuem arquivos baixados do ambiente virtual,
ou seja, das “salas de aulas virtuais”, desta forma não há
descontinuidade no aprendizado, pois professores e tutores podem se
apoiar neste recurso tecnológico e no material didático que os
alunos recebem.
b.
Dentro do Curriculum o Senhor teve algum problema na aplicação do
conteúdo por causa das TIC's?
R:
Nas aulas de História os alunos possuem material didático escrito e
seu ambiente virtual de apoio e retirada de dúvidas. Por este
motivo raramente encontro problemas na consecução das aulas.
c. O Senhor
consegue corrigir seus trabalhos em ambiente virtual?
R: Não consigo,
devido a não ter acesso a sala virtual de cada aluno e as correções,
neste ambiente são realizadas a distância pelos tutores do Colégio
Militar de Manaus.
2.3 ENTREVISTA
COM O ALUNA LUANA
a.
Ao chegar ao Polo Boa Vista você teve dificuldade em estudar por
meio do ensino a distância?
R:
O método de ensino a distância é um pouco diferente do ensino
presencial, aqui no EAD, nos alunos temos que ir de encontro ao
conhecimento, os professores e tutores nos auxiliam em sala de aula
e temos tutores e professores a distância, que reforçam o
conhecimento e nos auxiliam em casos de persistências de dúvidas.
Aqui nos é cobrado uma postura mais concentrada em relação aos
estudos e postura em relação as nossas atitudes como alunos.
b.
Como você aprendeu a utilizar os meios de comunicação a
distância?
R:
Desde o processo de matrícula, através do site do EAD, nos é
ensinado a utilizar a nossa sala de aula virtual, como falar com os
tutores a distância, e acessar nossas notas e tarefas, é muito
fácil.
3. BREVE HISTÓRICO DA ESCOLA
O
ano de 2002 marcou o início das atividades do Projeto de Ensino a
Distância do Colégio Militar de Manaus (EAD/CMM), que beneficiou 59
alunos em todos os Estados atendidos pelo Comando Militar da
Amazônia, chegando a 275
alunos em 2006.
A
taxa
de permanência
no curso, ou seja, alunos matriculados que concluíram o ano letivo,
sofreu sensível evolução, passando de 80%
para 96%.
Pelo quinto
ano consecutivo,
mais de 85% dos pais e alunos classificaram o curso como excelente
ou muito bom,
fato plenamente comprovado ao se observar a continuidade dos estudos
de nossos ex-alunos, atualmente matriculados em Colégios Militares e
instituições civis em diferentes Estados.
Esses
itens refletem, com muita propriedade, a qualidade do serviço
prestado pelo CMM e por todos os militares que apoiaram o processo
nas diversas Organizações Militares (OMs), particularmente, os
senhores Comandantes, Chefes de Terceira Seção, Orientadores
(Oficiais ou Sargentos) e, no caso do pessoal no Exterior, os
senhores pais e responsáveis.
As
pesquisas mostraram que, de 2002
a 2006,
o sucesso
dos alunos
esteve
ligado a três fatores principais:
- a participação efetiva dos pais no processo;
- a ação enérgica e interessada dos orientadores e tutores;
- o comprometimento das OMs no cumprimento da nobre missão educacional.
Nos
dias atuais a Seção de Ensino a Distância (SEAD) do Colégio
Militar de Manaus atende a mais de 400 (quatrocentas) crianças, no
Brasil e no Mundo, utilizando as tecnologias de informação
disponíveis, com a finalidade de dar o apoio necessário aos seus
alunos.
No caso
específico do Exterior, ressalta-se a ação dos pais, participando
efetivamente da vida escolar de seus filhos, uma vez que também
exercem a função de orientadores.
O
Polo Boa vista de Ensino a Distância iniciou seus trabalhos no mesmo
ano (2002), nas instalações do 10º Grupo de Artilharia de Selva,
sob a Coordenação do então Cap Ísola; meados de 2004 passou a
funcinar na casa de apoio da mesma organização militar, com acesso
pela Rua Marechal Rondon, ao lado da atual POUPEX; em 2005 foi
transferido para o 2º piso do Ginásio do Circulo de Oficiais de Boa
Vista, onde funciona até os dias atuais, atendendo a 40 (quarenta)
crianças que estudam do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do
Ensino Médio. Os alunos utilizam diversas tecnologias como: rede de
computadores, tablets, i-fones, data-show, via Internet e Skipe, para
acesso a Tutoria Virtual, possuindo ainda, Tutores presenciais em
todas as disciplinas.
4. QUEM
TRABALHA
Na
SEAD em Manaus trabalham cerca de 30 (trinta) pessoas, entre civic e
militares, já no Polo Boa Vista são mais 6 (seis) militares na
Administração e mais 14 (quatorze) professores.
5. QUEM
SÃO OS PROFESSORES E/OU TUTORES?
Os
professores são militares do Exército, da Aeronáutica e
professores civis, formados nas diversas áreas do conhecimento, já
os Coordenadores e Tutores são somente militares do Exército,
ligados a Organização Militar Madrinha do EAD/ Polo Boa Vista.
6. COMO
SÃO SELECIONADOS?
Os
Coordenadores são nomeados pelo Comando da 1ª Brigada de
Infantaria de Selva, os Tutores e Monitores são nomeados pelo
Comandante da OM madrinha e os professores são militares e civis
voluntários, que passam pelo crivo do Coordenador do Polo, para a
sua nomeação.
7. HÁ
OUTROS PROFISSIONAIS TRABALHANDO
a Além dos pessoal diretamente envolvido com EAD/ Polo Boa Vista, existem diversos militares do Exército e Aeronáutica, inclusive Polícia Militar que indiretamente apoiam o Polo.
a Além dos pessoal diretamente envolvido com EAD/ Polo Boa Vista, existem diversos militares do Exército e Aeronáutica, inclusive Polícia Militar que indiretamente apoiam o Polo.
8. CONSIDERAÇÕES
FINAIS
Ao encerrar
este relatório, chegamos a conclusão que foi muito interessante
visitar e pesquisar informações sobre como funciona uma escola que
utiliza o sistema de ensino a distância, pois podemos verificar que
as tecnologias de informação, nos dias atuais são de fundamental
importância para o aprendizado, pois o relacionamento dos alunos em
relação ao seu dia a dia é diretamente com o Colégio Militar em
Manaus, e que seus conteúdos programáticos, material de ensino,
provas, trabalhos e outras tarefas são repassados por meio dos
computadores.
Os alunos podem
ainda, acessarem de qualquer lugar do Brasil ou do Mundo, o que
permite aos filhos e dependentes dos militares a dar continuidade aos
seus estudos. Sendo filhos e dependentes de militares e acompanhando
seus pais e suas transferências, os alunos do Colégio Militar tem
um grande privilégio, ao possuírem este mecanismo de ensino, pois
no Brasil é muito raro sistemas de ensino a distância, através do
uso de TIC'S, para o Ensino Fundamental e Ensino Médio.
REFERÊNCIAS
ALBUQUERQUE, Teresa
Kátia Alves de. Blog: Disciplina: Tecnologia na Educação-CEDUC
2010.1. Disponível em:
<http://teresakatia-tecnologiaeducacao.blogspot.com/>.
Acesso em: 14 maio. 2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário